Diagnóstico habitacional será apresentado em evento na Capital
Um diagnóstico do setor habitacional em Santa Catarina será apresentado em um encontro, na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, em Florianópolis. O seminário “A Ação Habitacional no Estado de SC” irá reunir representantes de todos os municípios catarinenses e especialistas da área para debater a atual dinâmica do mercado imobiliário e as soluções promovidas pelo poder público e outros agentes, como cooperativas e sindicatos, para a população de baixa renda.

O evento faz parte da agenda do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS), desenvolvido pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). O Plano tem como objetivo promover a garantia do direito de moradia digna e cidades sustentáveis a todos os cidadãos do Estado, priorizando aqueles de menor renda e respeitando as particularidades culturais de cada região.

Na abertura do encontro, a empresa de consultoria Demacamp irá detalhar o diagnóstico habitacional, elaborado a partir de levantamento feito por meio de formulários eletrônicos junto às prefeituras catarinenses e informações obtidas em reuniões realizadas em cada uma das 36 SDRs nos últimos três meses. O trabalho traça um perfil do setor de habitação e compreende os possíveis obstáculos para o atendimento à demanda existente.

bullet1 Confira a programação completa

Na sequência, serão expostos os programas executados pela COHAB/SC para fazer de Santa Catarina o Estado com o menor déficit habitacional do país, mesmo com as recentes tragédias causadas por fenômenos naturais que resultaram em um grande número de desabrigados. Ainda pela manhã, representantes da Prefeitura de Blumenau irão falar sobre a política de habitação do município e abordar temas como a regularização fundiária e a urbanização de assentamentos precários.

À tarde, o papel do cooperativismo estará em pauta. Membros da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), de Chapecó, devem descrever as atividades promovidas pela entidade para obtenção de recursos, junto aos governos federal e estadual, destinados à construção de moradias para população da área rual. A Caixa Econômica Federal também participará do evento, apresentando um panorama da produção privada em Santa Catarina, voltada principalmente para as famílias de baixa renda. O encontro é aberto ao público.

bullet1 Clique aqui para fazer a sua inscrição

Informações adicionais
bullet Jornalista Maykon Oliveira | (48) 3271.7232/8843.4037 | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados