II Seminário Estadual de Política Municipal de Habitação
cohab

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) apresentou na manhã desta quarta-feira (1º) o relato da experiência no desenvolvimento do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS) no II Seminário Estadual de Política Municipal de Habitação. O evento faz parte da programação do Congresso Catarinense de Municípios, realizado no CentroSul, em Florianópolis.

A exposição do trabalho desenvolvido pela COHAB/SC foi feita pela diretora presidente, Maria Darci Mota Beck. A metodologia adotada no Plano, a capacitação dos profissionais e as reuniões promovidas nas 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) foram alguns dos temas debatidos.

A diretora presidente destacou a importância da iniciativa em Santa Catarina, estado que apresentou o maior crescimento populacional no país, com média acima da nacional, de acordo com dados do último censo, divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A COHAB/SC tem sido incansável na luta por moradias para as famílias de baixa renda do Estado. E os municípios são grandes parceiros no trabalho de diminuição deste déficit”, ressaltou Maria Darci, que aproveitou a oportunidade para propor uma parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O PCHIS prevê, até a sua conclusão, a realização de reuniões interregionais e dois seminários, a elaboração dos diagnósticos regionais e estadual e a versão final do documento.

Ainda nesta terça-feira, representantes das prefeituras de Içara, Florianópolis, Blumenau e da  Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) fizeram o relato da execução dos planos locais de habitação durante o seminário. A programação do encontro contou também com exposições sobre planejamento urbano, controle social, financiamentos e regularização fundiária.

bullet Jornalista Maykon Oliveira | (48) 3271.7232/8843.4037 | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.