Cohab/SC firma parceria com 15 prefeituras contempladas no Programa Cohab Cidadã para reformas
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) firmou, na tarde desta segunda-feira, dia 09/12, parceria com as prefeituras contempladas no programa para reformas de moradias populares. Ao todo, foram beneficiadas pela ação do órgão estadual 203 famílias, distribuídas em 15 municípios catarinenses de todas as regiões do Estado, com o investimento total de aproximadamente R$ 1,02 milhão. O Programa Cohab Cidadã – Reforma Habitacional, implantado na atual gestão, tem como objetivo o repasse de recursos - a fundo perdido - a famílias com renda mensal entre zero e dois salários mínimos.
|
Estavam presentes no ato o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, o diretor de Execução e Fiscalização de Obras da Companhia, Ernei José Stähelin, o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Caldas Vidal, e o prefeito de Bocaina do Sul, Luiz Carlos Schmüler, representando os prefeitos presentes.
|
Foram aprovados na primeira etapa: cinco municípios da região Sul — Armazém (19), Braço do Norte (26), Imbituba (21), Lauro Müller (15) e Sangão (26); cinco cidades do Oeste catarinense — Cunha Porã (13), Guaraciaba (1), Luzerna (2), Ouro (5) e São Domingos (6); dois municípios na Serra — Bocaina do Sul (24) e Curitibanos (9); um no Norte do Estado — Rio Negrinho (9); uma cidade no Vale do Itajaí — Camboriú (12); e um município na região da Grande Florianópolis — Santo Amaro da Imperatriz (15).
|
Nesta primeira fase, as famílias contempladas receberão o subsídio de R$ 5 mil para reformas e melhorias nas habitações, como conserto de telhado ou piso, construção de banheiro anexo à residência, entre outros. “Esta é a linha de trabalho da empresa com a qual iremos contribuir com a melhor qualidade de vida da nossa população. E a garantia de condições dignas de habitação é essencial para que possamos atingir nosso objetivo”, ressaltou o diretor presidente Ronério Heiderscheidt.
|
Nos próximos meses, a Companhia planeja ampliar consideravelmente o número de famílias a serem beneficiadas. Nesta semana, representantes da empresa estarão em Brasília (DF) para confirmar a liberação de R$ 50 milhões do orçamento da União do próximo ano para a reforma de moradias em cerca 200 municípios. A proposta, que deve beneficiar 10 mil famílias carentes e uma população de 40 mil pessoas, foi encaminhada ao titular da Secretaria Executiva de Articulação Nacional, João Matos, e apresentada aos deputados federais de Santa Catarina durante o Fórum Parlamentar Catarinense.