Investimentos por meio da Cohab/SC aumentam cerca de 19 vezes em menos de dois anos

Em apenas um ano e meio, os investimentos aplicados pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) aumentaram exponencialmente. De março de 2013 até o mês de setembro deste ano, os recursos direcionados para a área de assistência social pela empresa subiram de R$ 4 milhões para R$ 73,8 milhões, conforme dados divulgados nesta terça-feira pela Assessoria de Planejamento do órgão. Assim, as verbas destinadas a moradias e obras sociais no Estado por meio da Companhia de Habitação cresceram 18,5 vezes em relação período anterior.

Para o diretor presidente Ronério Heidersheidt, o levantamento é resultado do trabalho desenvolvido pela nova gestão da empresa. “Quando assumimos a Cohab no ano passado, tínhamos a necessidade de achar um novo caminho, reerguer um grande nome e fazer a Companhia tornar-se novamente referência no setor. Os números mostram que estamos no caminho certo, aumentando significativamente nossas parcerias e nossa produção”.

Com a parceria junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, a Companhia passou a gerenciar e fiscalizar 96 ações neste segundo semestre. As obras compreendem a edificação de 70 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), a construção de três unidades de Centro-Dia para Idosos, a implantação de 12 Centros Regionais de Trabalho, Emprego e Renda no Sistema Nacional de Empregos (Sine), a reestruturação de uma escola de ofício, a instalação de um restaurante popular, três cozinhas comunitárias, quatro unidades de apoio à distribuição de alimentos e dois bancos de alimentos.

Além do aumento nos investimentos por meio da Companhia, também foi registrado um acréscimo de 334% na quantidade de obras. De março de 2012 a março de 2013, a empresa trabalhou em 167 obras em todo o território catarinense. Nos últimos 18 meses, este número saltou para 724. No período, os contratos assinados pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), executado pela Cohab no Estado, passaram de 76 para 141. Outras 1.189 famílias estão com documentos em análise na Gerência de Operações da Companhia e na Caixa Econômica Federal.

Ao custo de R$ 28,5 mil por moradia, o PNHR tem como objetivo subsidiar a produção ou reforma de imóveis a agricultores e trabalhadores rurais, pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, piscicultores, comunidades quilombolas e povos indígenas. Os principais beneficiados pelo programa serão as famílias com renda anual bruta de até R$ 15 mil.

Outra linha de trabalho que apresentou bons resultados foi o Programa Cohab Cidadã, implantado na atual gestão. A iniciativa contempla famílias de baixa renda com subsídio de R$ 5 mil a R$ 10 mil para reformas e melhorias em habitações, como pintura, construção de banheiros, manutenção de piso ou telhado, entre outros. Entre janeiro e outubro do ano passado, 266 famílias tinham sido beneficiadas. Nos cinco meses seguintes, este número subiu para 531, sendo que outros 1.541 cadastros encontram em análise no órgão estadual.

Informações adicionais: Jornalista Maykon Oliveira | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3664.7177