COHAB/SC
COHAB/SC e Pedra Branca planejam criação de bairro sustentável na comunidade Frei Damião, em Palhoça Imprimir
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) e o grupo empresarial Pedra Branca firmaram uma parceria pela revitalização urbanística da comunidade Frei Damião, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Considerada uma das maiores favelas de Santa Catarina, a área abriga hoje cerca de 1,4 mil famílias.

A proposta é transformar o terreno, de propriedade da COHAB/SC, em um bairro modelo de construção sustentável. Além dos levantamentos topográfico e socioeconômico já realizados pelo órgão estadual de habitação, uma empresa foi contratada para elaborar os projetos técnicos, urbanísticos e paisagísticos do futuro bairro. O documento deve ficar pronto em três meses.

Em reunião no início da tarde desta quarta-feira, dia 2, a diretora presidente da COHAB/SC, Maria Darci Mota Beck, e o presidente do grupo Pedra Branca, Valério Gomes, discutiram um plano de ação para recuperação da comunidade.

“Esta parceria se enquadra nos novos objetivos da Companhia, que é a construção de bairros ecologicamente corretos para população de baixa renda nas maiores cidades do Estado. Por isso, a nossa equipe tem interesse em participar ativamente da mudança da qualidade de vida dessas sete mil pessoas que vivem na região”, destacou Maria Darci.

pedra-BrancaNo encontro, Valério Gomes usou como exemplo o trabalho bem-sucedido em comunidades carentes de Medellín, na Colômbia. O arquiteto responsável pelo projeto naquele país, Gustavo Restrepo, esteve no mês passado em Santa Catarina para apresentar as ações desenvolvidas na revitalização da cidade colombiana.

Restrepo e um grupo de arquitetos locais visitaram a comunidade Frei Damião e entrevistaram algumas famílias que vivem ali. A partir das reivindicações da população, ele propôs a criação de bibliotecas, parques infantis, quadras de esportes e calçadas para pedestres.

Na próxima terça-feira, dia 8, às 10h, a diretora presidente e uma equipe da COHAB/SC, formada por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, participarão de um novo encontro, em Pedra Branca, para discutir os próximos passos da projeto.


Informações adicionais
bullet Jornalista Maykon Oliveira | (48) 3271.7232/8843.4037 | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
Total de famílias de baixa renda atendidas pelo Minha Casa Minha Vida ainda é pouco expressivo em SC Imprimir
A primeira fase do Programa Minha Casa Minha Vida superou as metas traçadas para Santa Catarina. No entanto, a parcela da população de baixa renda atendida pela iniciativa do Governo Federal ainda é pouco expressiva no Estado. Cerca de 77% das 145 mil famílias catarinenses sem casa própria possuem uma renda mensal de zero a três salários mínimos.

De acordo com os critérios do programa, em municípios com até 50 mil habitantes — 91% dos 293 existentes — compete diretamente ao poder público o desenvolvimento de ações para a solução da moradia. A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) realizou consulta prévia para os 267 municípios catarinenses que se enquadram no perfil e encaminhou para o Ministério das Cidades.

O número de cidades pouco populosas beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida no Estado foi abaixo do esperado. Apenas 34 municípios foram contemplados com recursos destinados à construção de moradias populares. Dos selecionados, a COHAB/SC, em parceria com as prefeituras e cooperativas de crédito, está coordenando a execução em 30 cidades, onde serão construídas 904 residências com um investimento de aproximadamente R$ 11,8 milhões.

Leia mais...
 
Nova diretoria da COHAB/SC toma posse nesta quinta-feira Imprimir
A nova diretoria executiva da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) será empossada nesta quinta-feira, dia 13, às 14h, em solenidade na sede da empresa, no bairro Estreito, em Florianópolis. Maria Darci Mota Beck, atual diretora presidente, seguirá à frente da Companhia pelo terceiro mandato consecutivo.

Sob sua gestão, a COHAB/SC assinou mais de 14 mil contratos para construção de moradias populares pelo Programa Nova Casa nos últimos oito anos. Foram contempladas famílias dos 293 municípios catarinenses, por meio de uma estratégia de ação pautada com a comunidade, instituições governamentais (prefeituras e Secretarias de Desenvolvimento Regional) e não-governamentais (cooperativas, sindicatos e associações).

Leia mais...
 
Maria Darci Mota Beck assume terceiro mandato à frente da COHAB/SC Imprimir

assinatura_posse


Maria Darci Mota Beck assumiu, pelo terceiro mandato consecutivo, a presidência da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC). A solenidade de posse da nova diretoria foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 13, na sede da empresa, em Florianópolis.

“Eu agradeço ao governador Raimundo Colombo pelo voto de confiança no trabalho que estamos desenvolvendo na COHAB/SC. Conseguimos construir casas populares em todos os municípios do Estado para a população de baixa renda e não pouparemos esforços para garantir a continuidade destas ações”, afirmou a diretora presidente.

Compõem ainda a nova diretoria do órgão estadual de habitação: Vera Lúcia Alves Schneider, diretora administrativa e financeira, Osni Alves da Silva, diretor jurídico, Leocádia Lichfett Bonanomi, diretora de operações, e Sérgio José Godinho, diretor técnico.

Leia mais...
 
Maria Darci Mota Beck continua na presidência da COHAB/SC Imprimir
maria_darci1A araranguaense Maria Darci Mota Beck continuará à frente da Companhia de Habitação de Santa Catarina (COHAB/SC) no governo de Raimundo Colombo. O convite foi feito à atual diretora presidente da Companhia na última semana. Este será o terceiro mandato de Maria Darci, que comandou o órgão estadual de habitação durante as gestões de Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan.

Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Darci Mota Beck é consultora para assuntos de Desenvolvimento Urbano dos municípios catarinenses e credenciada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde 1997. Em Brasília, trabalhou na Caixa Econômica Federal, entre 1986 e 1995, e no Banco Nacional de Habitação (BNH), entre 1977 e 1986.

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados