Maria Darci Mota Beck deixa a presidência da Cohab/SC

Maria Darci Mota Beck deixa a presidência da Companhia de Habitação do Estado Santa Catarina (Cohab/SC) nesta quarta-feira, dia 27. Há dez anos no cargo, Maria Darci comandou o órgão estadual de habitação durante as gestões de Luiz Henrique da Silveira, Leonel Pavan e Raimundo Colombo. Seu sucessor será Ronério Heiderscheidt, ex-prefeito do município de Palhoça. A posse da nova diretoria executiva da empresa está marcada para esta sexta-feira, dia 1º de março, às 15h, na sede da Companhia.

Antes de assumir a presidência da Cohab em janeiro de 2003, Maria Darci já havia exercido a função de gerente no órgão durante a década de 70. Sob sua gestão, a empresa viabilizou a construção aproximadamente 14,3 mil moradias populares, sendo cerca de cinco mil unidades apenas para trabalhadores do campo. “Conseguimos contemplar cidadãos de baixíssima renda de 293 municípios catarinenses, por meio de uma estratégia de ação pautada na parceria com a comunidade e instituições governamentais e não-governamentais, como cooperativas, sindicatos e associações”, destacou a diretora presidente.

Entre as principais ações desenvolvidas na última década estão: a informatização da empresa e reforma da sede, localizada na Capital; a recuperação da Companhia como agente financeiro junto ao Banco Central (condição que possibilita o credenciamento e participação da empresa em leilões do Governo Federal); a redução do quadro de funcionários em 22%, mesmo com a realização de concurso público para contratação de novos profissionais; a elaboração de proposta para o Plano de Demissão Incentivada (PDI); e o fortalecimento da parceria entre o Estado e o Poder Municipal visando atender a demanda habitacional.

Também foram destaques durante a gestão a execução do Projeto Kit Casa de Madeira, que utilizou madeiras apreendidas pelo poder público para a construção de casas, o Projeto Reação Habitação, destinado à recuperação de moradias destruídas no Vale do Itajaí durante a catástrofe climática em 2008, e a participação da Companhia na implantação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) em Santa Catarina nos municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), parte integrante da segunda fase do PMCMV que subsidia a produção de imóveis a agricultores e trabalhadores rurais, serão construídas mais 5 mil moradias no campo.

Plano Estadual de Habitação

Durante este período, a Companhia finalizou o Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS), instrumento de planejamento da política habitacional que definiu as estratégias a serem adotadas até 2023 para a garantia de moradia digna e cidades sustentáveis para todos os catarinenses, prioritariamente às famílias de baixa renda, respeitando as particularidades culturais de cada região e o meio ambiente. Foi ainda lançado, em 2012, o Programa Moradia em Dia, com o objetivo de reduzir a inadimplência e proporcionar aos mutuários em atraso melhores oportunidades para renegociar suas dívidas, com reduções dos juros de mora em até 100%. Em menos de um ano, foram realizados 1.023 acordos, com a renegociação de R$ 7,5 milhões, dos quais foram captados à vista o montante de R$ 1,7 milhão.

Maria Darci Mota Beck deixa a presidência da Companhia com 13 projetos de conjuntos habitacionais em andamento — Bela Vista do Toldo, Blumenau, Guabiruba, Grão Pará, Ipumirim, Irineópolis, Laurentino, Major Vieira, Maracajá, Pouso Redondo (dois condomínios), Presidente Nereu e São Joaquim —, totalizando 598 unidades, entre casas e apartamentos. Os projetos de outros três municípios — Caxambú do Sul, Turvo e Zortéa — foram finalizados recentemente e somaram mais 268 unidades. A Companhia lançou, no fim do ano passado, dois editais para a aquisição de terrenos em 95 municípios catarinenses que serão destinados para a construção de 13.330 unidades habitacionais.