Mais de 24 mil famílias catarinenses serão beneficiadas pelo Programa A Casa é Sua
Mais de 24 mil famílias em todo o Estado serão beneficiadas com a escritura pública definitiva de sua residência com o programa A Casa É Sua, lançado no dia 1º de julho pela Cohab/SC, em parceria com as prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs). Nos quatro maiores municípios da região da Grande Florianópolis – Palhoça, Biguaçu, São José e Florianópolis, ao  todo 4.282 mil famílias serão contempladas com as ações desse programa, que tem como objetivo conceder a escritura pública definitiva de seu imóvel.

O programa A Casa é Sua, que será desenvolvido em todos os municípios catarinenses, foi criado para proporcionar a titularidade definitiva dos imóveis as famílias catarinenses que receberam uma casa da Cohab nos últimos anos. Com a parceria das Prefeituras e SDRs, o programa A Casa é Sua irá garantir  cerca de 97% de desconto nas taxas cartorárias para facilitar o acesso das famílias à escritura da residência. Aqueles que ainda possuem débito junto à Cohab também terão 90 dias (prazo final: 30 de setembro) para renegociarem suas dívidas com até 70% de desconto.

Na Grande Florianópolis

Das 4.282 famílias da região metropolitana que serão contempladas com o benefício para o recebimento da escritura pública da sua residência, 3.359 deixarão de pagar aproximadamente R$ 3,6 mil para a obtenção da escritura e terão que desembolsar somente cerca de R$ 111. Outras 923 famílias terão três meses para usufruir os descontos para a quitação do saldo devedor.

Para marcar os 120 dias no comando da Cohab/SC, o diretor presidente Ronério Heiderscheidt lança, no dia 1º de julho, novos programas habitacionais visando acelerar o Pacto Habitacional em Santa Catarina, através do fortalecimento da política de inclusão de moradias no Estado. Estima-se que hoje o déficit habitacional em Santa Catarina chegue a 120 mil unidades habitacionais.

Além do programa A Casa é Sua, a Cohab/SC apresenta o Programa Cohab Cidadã, que irá subsidiar R$ 10 mil para construção de moradias a famílias de baixa renda (até dois salários mínimos mensais) por meio da parceria com as Prefeituras, e o Programa Reforma Cidadã, que contemplará com R$ 5 mil a fundo perdido a reforma de residências. As duas iniciativas serão para atendimento somente de famílias carentes, sem custo para os beneficiados.

Uma terceira opção de programa, neste caso voltada a famílias com renda superior a dois salários mínimos mensais, é o Cohab Oportunidades. Por meio da ação, catarinenses que hoje vivem de aluguel poderão financiar R$ 25 mil para construção da casa própria, com juros de 4,5% ao ano. A Cohab/SC irá disponibilizar os projetos arquitetônico, elétrico e hidrossanitário, além da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra. As prestações do financiamento serão de aproximadamente R$ 180 por mês.