Programa de reformas coloca Cohab/SC entre finalistas de prêmio nacional

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) está entre os finalistas do prêmio Selo de Mérito 2015 da Associação Brasileira de Cohabs (ABC), cujo resultado será divulgado no próximo dia 22 de maio. O Programa Reforma Cidadã concorre na categoria Impacto Regional e Sustentabilidade. O foco da ação é o atendimento de famílias de baixa renda com ampliação e manutenção da moradia, por meio de uma parceria entre o contemplado e os poderes Municipal e Estadual. A ação permitiu o cadastramento e o benefício para famílias que vivem em habitações vulneráveis, mas sem escritura de propriedade (registro de imóvel) — fator que muitas vezes as impedem de aderirem a programas do Governo Federal.

Os recursos, no valor de até R$ 10 mil por família, foram destinados exclusivamente à compra de materiais para reforma das residências. A mão de obra ficou sob a responsabilidade da respectiva Prefeitura e/ou do beneficiário. Em duas edições promovidas desde o início do ano passado, foram atendidas até o momento 782 famílias em 47 municípios, com um investimento de R$ 4,96 milhões. A Companhia também solicitou ao Ministério das Cidades a federalização do programa, com o repasse de R$ 50 milhões para os próximos 3 anos, possibilitando o atendimento de pelo menos mais cinco mil famílias.

A entrega do prêmio irá ocorrer durante o 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela ABC, a ser realizado na cidade de Campinas (SP), entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Serão debatidos temas como regularização fundiária, sustentabilidade e perspectivas da habitação de interesse social no Brasil.