Diretoria da Cohab/SC recebe troféu em São Paulo durante Fórum Nacional de Habitação

topo1

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) foi contemplada na noite da última quinta-feira, dia 2 de julho, com o prêmio Selo de Mérito 2015 da Associação Brasileira de Cohabs (ABC). O Programa Reforma Cidadã, que garante subsídio para a compra de materiais de construção a famílias de baixa renda, foi vencedor na categoria Impacto Regional. O diretor presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, e o diretor administrativo e financeiro, Misael Canuto, receberam o troféu na entrega realizada no encerramento do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, na EXPO Dom Pedro, em Campinas (SP).

Com o objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais, o Fórum reuniu cerca de 500 participantes de entidades públicas e privadas brasileiras, universidades, além de convidados do Governo Federal, como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Na ocasião, a Cohab de Santa Catarina também foi uma das empresas de habitação do país homenageadas pelos 50 anos de criação.

O programa catarinense premiado permitiu o cadastramento e o benefício para moradores de habitações vulneráveis e sem escritura de propriedade (registro de imóvel) — fator que muitas vezes os impedem de aderirem a programas do Governo Federal. Os recursos, no valor de até R$ 10 mil por família, foram destinados exclusivamente à compra de materiais para reforma das residências. A mão de obra ficou sob a responsabilidade da respectiva Prefeitura e/ou do beneficiário.

Em duas edições promovidas desde o início do ano passado, foram atendidas até o momento 782 famílias em 47 municípios, com um investimento de R$ 4,96 milhões. A perscpectiva é que nos próximos três anos sejam investidos mais R$ 15 milhões por meio da federalização do programa. Desta maneira, poderão ser beneficiadas no mínimo cinco mil novas famílias.