Assembleia Legislativa promove homenagem aos 50 anos da Cohab/SC

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) irá promover uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Companhia de Habitação (Cohab/SC), nesta segunda-feira, dia 8, a partir das 19h, em Florianópolis. O evento será no plenário Deputado Osni Régis e, na ocasião, serão homenageados importantes parceiros da Companhia ao longo das últimas décadas, como a CAIXA, o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), cooperativas habitacionais, além de ex-diretores e funcionários da empresa.

Vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a empresa é responsável pela política habitacional no território catarinense. Desde sua fundação, mais de 66,3 mil famílias de todos os municípios do Estado foram beneficiadas com a moradia própria. Em diversas ações, firmou parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado, prefeituras, empresas privadas, cooperativas e organizações não governamentais para a implantação de programas de interesse social.

Criada com a finalidade de reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, a Cohab atua na aquisição e legalização de áreas, elaboração de projetos e estudos técnicos sobre o setor de habitação, captação de recursos, medição e fiscalização de obras, além da comercialização de imóveis e acompanhamento sociocomunitário. A Companhia possui atualmente um corpo funcional com 95 empregados distribuídos entre a sede (Florianópolis), cinco escritórios regionais (Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó e Videira) e dois escritórios de apoio (Canoinhas e São Miguel do Oeste).

As linhas de ações desenvolvidas compreendem a construção de conjuntos habitacionais, financiamento de unidades isoladas urbanas e rurais, urbanização de assentamentos, regularização fundiária e recuperação e reconstrução de habitações danificadas devido a fenômenos climáticos. O plano de produção para os próximos dois anos projeta o investimento de R$ 60 milhões, a serem empregados na construção e reformas de moradias para famílias com renda de até três salários mínimos. O valor será proveniente da venda de terrenos, ações judiciais para recuperação de crédito e renegociação de financiamentos habitacionais.